Nuno Abreu

Nuno Abreu

Um dos mais destacados violoncelistas da sua geração, concilia a sua carreira de solista com a de docente. Nascido em 1983, iniciou os seus estudos musicais em 1988 na Fundação Musical dos Amigos das Crianças (Lisboa), onde estudou com Maria José Falcão, tendo terminado o Curso Geral em 2001 com elevadas classificações. Em 2005 finalizou a licenciatura em violoncelo, do curso de Instrumentista de Orquestra, na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe do professor Paulo Gaio Lima, com as mais elevadas classificações.

Participou em masterclasses dos professores Ralph Kirshbaum, Frans Helmerson, Bernhard Greenhouse, Anner Bylsma, Wolfgang Boettcher, Márcio Carneiro, Lluis Claret, Martin Ostertag, Maria de Macedo e Xavier Gagnepain. Na área de música de câmara tem trabalhado com Paul Wakabayashi, Irene Lima, Alexei Eremin, David Douçot, Charles Frey, James Gilels e Matthias Tacke, entre outros.

Realizou vários recitais em Portugal e no estrangeiro tendo estreado três peças contemporâneas de compositores portugueses (António Pinho Vargas, Hugo Ribeiro e Luís Cardoso), para violoncelo solo. Interpretou, numa emissão em directo da Antena 2, a Quarta Suite de J.S.Bach. Críticos aclamaram as suas interpretações como sendo “um excelente solista, com um som muito bonito e uma técnica irrepreensível” (Jornal Público).

Integrou a Orquestra das Escolas de Música Particulares, a Orquestra Académica Metropolitana, a Orquestra Sinfónica da Northwestern University (como chefe de naipe), a Civic Orchestra of Chicago (training orchestra da Orquestra Sinfónica de Chicago), a Orquestra de Câmara Portuguesa e mais recentemente a Orquestra Juvenil Ibero-Americana, onde trabalhou com maestros como Gustavo Dudamel, Robert Spano, Christoph von Dohnányi e Charles Dutoit, entre outros.

Foi Violoncelo Solo Assistente na Orquestra Sinfónica Portuguesa na temporada 2012/2013 e Primeiro Violoncelo na Orquestra Metropolitana de Lisboa em 2013. Colabora regularmente com a Orquestra Gulbenkian.

Nos Estados Unidos da América, vence o Prémio Northshore Competition (2007) e em Portugal vence o Prémio Jovens Músicos na modalidade de Música de Câmara, nível superior (2004), o Concurso de Interpretação das Caldas da Rainha (2007) e obtém o 2º Prémio e o Prémio do Público no Concurso de Interpretação do Estoril (2007).

Em 2007 concluiu o Mestrado em Performance na Northwestern University School of Music (Chicago), com Hans Jensen, com a máxima classificação. Foram-lhe atribuídas bolsas da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), da Fundação Calouste Gulbenkian e da Northwestern School of Music Fellowship.

Actualmente é Doutorando na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, frequentando o curso de Artes Musicais, área de Interpretação Artística.

Lecciona no Instituto Gregoriano de Lisboa desde 2007 e na Escola Profissional da Metropolitana desde 2013.

veja também

Ana Beatriz Manzanilla

Ana Beatriz Manzanilla

A violinista venezuelana Ana Beatriz Manzanilla tem realizado uma variada actividade musical, actuando em recitais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *