Francisca Fins

Francisca Fins Zlotnikov

Francisca Fins nasceu em 1980. Iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos de idade com aulas privadas de piano e iniciação musical e dois anos mais tarde na classe de violino do Professor Macau Filipe na Academia de Música de Esposende.

Em 1992 ingressa na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave – ARTAVE, onde conclui,em 1998, o curso de Instrumentista de Cordas com o Professor Alberto Gaio Lima.
Nesse mesmo ano participou no projecto Orquestra A.I.D.I.M.O.S sob a direcção do Maestro Ernst Shelle na Bósnia-Herzegovina. Fez parte da Orquestra das Escolas de Música orientadas pelo Maestro Leonardo de Barros nosestágios de 95, 96 e 97.

Frequentou cursos de aperfeiçoamento com Gerardo Ribeiro, Boris Kuniev, Yfrah Nyman, Lydia Mordkovich, Angélique Loyer, Jan Dobrzelewski e David Lefévre.

É freelancer e colabora frequentemente com a Orquestra Gulbenkian, Sinfonietta de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra de Câmara Cascais e Oeiras, entre outras.

Foi concertino da Orquestra Nacional do Tejo,com a qual teve a oportunidade de interpretar o Concerto para Violino e Oboé de J.S.Bach, e professora da AMO (Academia de Música daOrquestra Nacional do Tejo). Leccionou também na Escola de Música Jaime Chavinha em Minde durante 4 anos.

Concluiu a licenciatura em Violino pela Escola Superior de Música em 2003, classe do Professor Aníbal Lima com 16 valores e em Música de Câmara, classe da Professora Olga Prats com 20 valores.

É membro da Camerata Atlântica.

veja também

Ana Beatriz Manzanilla

Violinista venezuelana, membro da Orquestra Gulbenkian desde 1996. Fundadora e diretora artística da Camerata Atlântica, …

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *