Biografias

Sandra Escovar

violino

Sandra Escovar é natural de Mirandela onde iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos de idade na Escola Profissional de Artes de Mirandela, sob a orientação do Prof. Roberto Valdés concluindo o 12º ano. Em 2010 ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa onde prosseguiu os seus estudos com o Prof. Kachatour Amirkhanian durante os dois primeiros anos da licenciatura, mas foi sob a orientação do Prof. Tiago Neto que concluiu a licenciatura em Música e Mestrado em Ensino.

Durante o seu percurso violinístico teve a oportunidade de participar em diversas masterclasses de Violino com professores como José Francisco del Castillo, Mickail Bezberni, Jela Spitkova, Valentin Stefanov, Augusto Trindade, Frank Preuss, Ana Beatriz Manzanilla.

De 2007 a 2010 fez parte da Orquestra Sinfónica ESPROARTE sob a orientação do maestro Pedro Neves e Roberto Valdés, onde trabalhou também com os professores Paco Suarez, Artur Pinho, António Saiote, Francesco Belli, Walter Themel, Rafael Montes, entre outros. Em 2008 e 2009 participou nos Estágios Nacionais da Orquestra APROARTE sob a Direção do maestro Ernst Schelle. Durante o seu percurso na ESML trabalhou com maestros como Vasco Azevedo, Paulo Lourenço, Alberto Roque.

Na sua experiência camerística já executou em diversas formações, onde trabalhou com o professor Roberto Valdés, Alexandra Mendes, Irene Lima, Gareguin Aroutiounian, Danuta Grossmannová e Francisco Dias. Em Masterclasses de Música de Camara já teve a oportunidade de trabalhar com músicos do quarteto Radamés Gnatteli, a pianista Olga Prats, Hanns-Martin Scheiber, entre outros. Destacam-se os recitais na Casa da Música na formação de piano trio no Festival HARMOS 2013 e no 11º Festival ESML no São Luiz Teatro Municipal na formação de trio com violino, piano e violoncelo.

Em 2014 e 2015 participou no Estágio Gulbenkian para Orquestra onde trabalhou com a Maestrina Joana Carneiro.

Profissionalmente teve a oportunidade colaborar com a Orquestra Gulbenkian onde trabalhou com maestros como Paul McCreesh, Susanna Mälkki,  David Afkham, Ainars Rubikis,  Robert Ziegler, e Pedro neves, com o maestro Vasco Azevedo na Sinfonietta de Lisboa. Trabalhou ainda com o Emsamble MPMP sob a direção do Maestro Jan Wiserba e com o Estúdio de Opera de Sintra, sob a direção do Maestro Cesário Costa.

Camerísticamente trabalhou ainda com a Camarata Atlântica, sob a direção da violinista Ana Beatriz Manzzanila.

Desde o ano letivo de 2013/2014 é docente de Violino na Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues de Torres Vedras e no Conservatório de Artes Performativas de Almada.

Mostrar Mais
Back to top button