Concurso Vasco Barbosa

VII Concurso Nacional de Cordas ‘Vasco Barbosa’

APRESENTAÇÃO

CAMERATA ATLÂNTICA | ANA BEATRIZ MANZANILLA

ACamerata Atlântica apresenta em 2023 sob o Alto Patrocínio do Senhor Presidente da República, a VII Edição do Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa.

O Concurso ocupa já um lugar de destaque dentro do panorama musical nacional, ao oferecer oportunidades únicas a qualquer jovem músico, como a apresentação enquanto solista à frente da Camerata Atlântica nos Níveis Pré-Juvenil e Juvenil, e à frente da Orquestra Sinfónica Portuguesa no Nível Superior, além da Orquestra Clássica do Centro, da Orquestra Clássica do Sul, a Orquestra do Norte, Orquestra Filarmonia das Beiras, e este ano pela primeira vez a Orquestra Sem Fronteiras.

Com Seis (6) edições realizadas, 45 jovens músicos oriundos dos quatro cantos de Portugal já tiveram esta valiosa oportunidade em salas tão importantes como o Centro Cultural de Belém ou o histórico Teatro Nacional de São Carlos.

As instituições que nos têm acompanhado como parceiros falam do prestígio deste Concurso: CCB, OPART, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Fundação Calouste Gulbenkian, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Música de Lisboa, Antena 2, Festival Estoril-Lisboa, Festival Prémio Jovens Músicos, Palácio Fronteira, AVA editions.

O Concurso continua a trabalhar para honrar o legado musical deixado pelo grande músico e violinista Vasco Barbosa.

ANA BEATRIZ MANZANILLA
Diretora do Concurso / Diretora Artística da Camerata Atlântica

REGULAMENTO Níveis Pré-Juvenil e Juvenil

Destinatários
Jovens instrumentistas de cordas de nacionalidade portuguesa ou que residam e estudem em Portugal há mais de 3 (três) anos.

Categorias e fases
Violino | Viola de Arco | Violoncelo | Contrabaixo
Pré Juvenil: dos 11 (onze) aos 14 (catorze) anos.
Juvenil: dos 15 (quinze) aos 18 (dezoito) anos

O Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa tem 2 (duas) fases:
1. Eliminatória
2. Final

Período Temporal do Concurso
A Eliminatória será realizada no dia 29 de Abril de 2023 na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa
A final decorrerá no dia 30 de Abril de 2023 no Palácio Fronteira em Lisboa. 

Inscrição
1. Prazo limite de inscrição: 31 de Março de 2023
Efetua-se através do preenchimento de uma ficha de inscrição que se encontra acessível nesta página, no separador FICHA DE INSCRIÇÃO

E-mail para informações:  concursovascobarbosa@gmail.com
A inscrição será considerada válida, após boa receção pela organização, dentro do prazo estabelecido e após o pagamento da taxa de inscrição.

2. Taxa de inscrição: 60€ (sessenta euros), mediante transferência bancária para o IBAN – PT50 0035 0549 00069781 330 91

3. Envio do comprovativo de pagamento devidamente identificado com o nome do concorrente (sob pena de não ser válida a inscrição), deverá ser enviado para: concursovascobarbosa@gmail.com

Realização das Provas

1. Nenhum dos candidatos deverá ultrapassar a idade limite do concurso até a data da realização da final, 30 de Abril 2023.
2. O programa a apresentar não poderá sofrer alterações depois do dia 31 de Março de 2023.
3. A organização poderá realizar, e apenas ela, registos audiovisuais e fotografias durante as provas, com a finalidade da promoção e divulgação do concurso.
4. Os membros do júri guardam-se o direito de não atribuir todos os prémios.
5. Os membros do Júri poderão atribuir menções honrosas, se assim o entenderem.
6. A decisão dos membros do júri é definitiva e inapelável.
7. Os membros do júri podem interromper qualquer prova, se assim o entenderem.
8. Todas as provas do concurso são públicas.
9. Em caso de desistência, não será reembolsada a taxa de inscrição.
10. Todas as despesas de deslocação, alimentação, ou outras durante e após o Concurso são da inteira responsabilidade dos candidatos.
11. A organização poderá fornecer contactos de pianistas acompanhadores, desde que solicitados pelos candidatos.
12. O horário das provas poderá sofrer ajustes em função do número efetivo de participantes.
13. Não serão admitidos concorrentes que já tenham obtido o primeiro prémio em edições anteriores na mesma categoria.

Membros do Júri
Professores de relevante trajetória musical.

Prémios para cada instrumento nas Categorias Pré-Juvenil e Juvenil:

Primeiro Prémio
-Participação como solista no Concerto de Laureados acompanhados pela Camerata Atlântica no dia 13 de Maio no Centro Cultural de Belém.
-Participação como solista no Concerto de Laureados acompanhados pela Orquestra sem Fronteiras em local e data a definir. *
-Diploma
* Vencedores da Categoria Juvenil exclusivamente

Segundo Prémio
-Participação no recital de laureados a realizar no Palácio Fronteira em Lisboa
-Diploma

Terceiro Prémio
-Voucher de 62,50€ para compras de material na editora AVA Musical Editions.
-Diploma

Prémios especiais para violino doado pela professora Lígia Soares
Categoria Pré-Juvenil 300€ a melhor interpretação da Romance de Luís Barbosa.
Categoria Juvenil 500€ a melhor interpretação do andamento das Sonatas e Partitas de J.S. Bach.
NOTA: Os prémios serão atribuídos na final do dia 30 de Abril de 2023.

Programas

Programa de Violino
Categoria Pré-Juvenil dos 11 aos 14 anos

Eliminatória
a) Um estudo à escolha dos seguintes métodos: H. Kayser op.20, R. KreutzerJ.F.Mazas op. 36, ou de um método de dificuldade igual ou superior.
b) Peça obrigatória: Luís Barbosa: Romance para violino e piano
Partitura disponível na editora AVA: www.editions-ava.com
c) Uma peça ou andamento de sonata à livre escolha com ou sem acompanhamento de piano com uma duração máxima de 5 minutos

Final
Primeiro andamento de um dos seguintes concertos: (por favor ler com atenção o repertório)
.
J.S. Bach: Concertos BW1041, BW 1042;
. J.B. Accolay: concerto em lá menor;
. O. Rieding: Concerto em estilo húngaro op. 21;
. J. Haydn: Concertos para violino.
. Outro concerto de dificuldade igual ou superior *

* Concertos de qualquer período musical com acompanhamento de orquestra de cordas ou orquestra de cordas mais sopros (dois oboés e duas trompas). Não deverá ser escolhido repertorio que pressuponha o aluguer das partituras de orquestra, ou cuja obtenção das partituras seja difícil acesso. Neste caso, fica à responsabilidade do concorrente o fornecimento das músicas para a orquestra.

NOTA:
1) O concerto deve ser interpretado de cor.
2) Os concorrentes deveram entregar no dia do concurso uma fotocópia do repertório a interpretar.

Categoria Juvenil dos 15 aos 18 anos

Eliminatória:
a)
Um andamento de uma das Sonatas ou Partitas para violino solo de J. S. Bach.
b) Peça obrigatória: Vianna da Motta: Romance
Partitura disponível na editora AVA: www.editions-ava.com
c)
Uma peça ou andamento de sonata à livre escolha com ou sem acompanhamento de piano com uma duração máxima de 10 minutos.

Final: (por favor ler com atenção o repertório)
Primeiro andamento com cadência de um dos seguintes concertos
. W. A. Mozart concertos para violino e orquestra.
. F. Mendelssohn: primeiro Concerto em Ré menor
. Outro concerto de dificuldade igual ou superior *

* Concertos de qualquer período musical com acompanhamento de orquestra de cordas ou orquestra de cordas mais sopros (dois oboés e duas trompas). Não deverá ser escolhido repertorio que pressuponha o aluguer das partituras de orquestra, ou cuja obtenção das partituras seja difícil aceso. Neste caso, fica à responsabilidade do concorrente o fornecimento das músicas para a orquestra.

NOTA:
1)
O andamento de Bach e o concerto devem ser interpretados de cor.
2) Os concorrentes deveram entregar no dia do concurso uma fotocópia do repertório a interpretar.

Programa de Viola de Arco
Categoria Pré-Juvenil dos 11 aos 14 anos

Eliminatória:
a)
Um estudo à escolha dos métodos H. Kayser, H. Wohlfahrt, J. Mazas, ou de um método de dificuldade igual ou superior.
b) Peça obrigatória: Joly Braga Santos: Canção para Viola e Piano
Partitura disponível na editora AVA: www.editions-ava.com
c) Uma peça, andamento de sonata ou suite à livre escolha com ou sem acompanhamento de piano com uma duração máxima de 5 minutos

Final:
Primeiro andamento de um dos seguintes concertos:
. G.P. Tellemann: Concerto em Sol maior 1º e 2º andamento
. J.Ch. Bach: Concerto em Dó menor
. G.F. Haendel-Casadesus: Concerto em Si menor
. Outro concerto de dificuldade igual ou superior *

* Concertos de qualquer período musical com acompanhamento de orquestra de cordas ou orquestra de cordas mais sopros (dois oboés e duas trompas). Não deverá ser escolhido repertorio que pressuponha o aluguer das partituras de orquestra, ou cuja obtenção das partituras seja difícil aceso. Neste caso, fica à responsabilidade do concorrente o fornecimento das músicas para a orquestra.

NOTA:
1) O concerto deve ser interpretado de cor.
2) Os concorrentes deveram entregar no dia do concurso uma fotocópia do repertório a interpretar.

Categoria Juvenil dos 15 aos 18 anos

Eliminatória:
a)
Um andamento das Suites para Viola Solo (transcrição de violoncelo) de J. S. Bach.
b) Peça obrigatória: Anne Victorino d’Almeida: Balada de Hoje para Viola e piano.
Partitura disponível na editora AVA: www.editions-ava.com
c)
Uma peça ou andamento de sonata à livre escolha com ou sem acompanhamento de piano com uma duração máxima de 10 minutos.

Final:
Primeiro andamento com cadência de um dos seguintes concertos:
. F. A. Hoffmeister: Concerto em Ré maior
. C.P. Stamitz: Concerto em Ré maior op. 1
. Outro concerto de dificuldade igual ou superior *

* Concertos de qualquer período musical com acompanhamento de orquestra de cordas ou orquestra de cordas mais sopros (dois oboés e duas trompas). Não deverá ser escolhido repertorio que pressuponha o aluguer das partituras de orquestra, ou cuja obtenção das partituras seja difícil aceso. Neste caso, fica à responsabilidade do concorrente o fornecimento das músicas para a orquestra.

NOTA:
1)
O andamento de Bach e o concerto devem ser interpretados de cor.
2) Os concorrentes deveram entregar no dia do concurso uma fotocópia do repertório a interpretar.

Programa de Violoncelo
Categoria Pré-Juvenil dos 11 aos 14 anos

Eliminatória:
a)
 Um estudo a escolha dos métodos: S. Lee, L Feuilliard, F. Dotzauer.
b) Peça obrigatória:  Cláudio Carneiro: Capriccietto
c) Uma peça, andamento de sonata ou suite à livre escolha com ou sem acompanhamento de piano com uma duração máxima de 5 minutos.

Final:
Primeiro andamento de um Concerto com acompanhamento de cordas *

* Concertos de qualquer período musical com acompanhamento de orquestra de cordas ou orquestra de cordas mais sopros (dois oboés e duas trompas). Não deverá ser escolhido repertorio que pressuponha o aluguer das partituras de orquestra, ou cuja obtenção das partituras seja difícil aceso. Neste caso, fica à responsabilidade do concorrente o fornecimento das músicas para a orquestra.

NOTA:
1)
O concerto deve ser interpretado de cor.
2) Os concorrentes deveram entregar no dia do concurso uma fotocópia do repertório a interpretar.

Categoria Juvenil dos 15 aos 18 anos

Eliminatória:
a)
Um andamento das Suites para violoncelo solo de J.S. Bach;
b) Peça obrigatória: Anne Victorino d’Almeida: Por outras palavras, para violoncelo e piano.
Partitura disponível na editora AVA: www.editions-ava.com
c) Uma peça ou andamento de sonata à livre escolha com ou sem acompanhamento de piano com uma duração máxima de 10 minutos.

Final:
Primeiro andamento, com cadência, de um dos seguintes concertos:

. Concertos de L. Bocherini
. Concertos de J.Haydn 
. Outro concerto de dificuldade igual ou superior *

* Concertos de qualquer período musical com acompanhamento de orquestra de cordas ou orquestra de cordas mais sopros (dois oboés e duas trompas). Não deverá ser escolhido repertorio que pressuponha o aluguer das partituras de orquestra, ou cuja obtenção das partituras seja difícil aceso. Neste caso, fica à responsabilidade do concorrente o fornecimento das músicas para a orquestra.

NOTA:
1)
O andamento de Bach e o concerto devem ser interpretados de cor.
2) Os concorrentes deveram entregar no dia do concurso uma fotocópia do repertório a interpretar.

Programa de Contrabaixo
Categoria Pré-Juvenil dos 11 aos 14 anos

Eliminatória:
a)
Um estudo à escolha dos métodos:
. Simandl 30 estudos vol.1;
. Michaelis vol.2;
. Rabbath caderno 2;
. Sturm 110 estudos Op.20 vol.1
Outro estudo, de dificuldade igual ou superior
b) Peça obrigatória: Júlio Avelino Soares: Solo de Contrabaixo
Partitura disponível na editora AVAwww.editions-ava.com
c) Uma peça, andamento de sonata ou suite à livre escolha com ou sem acompanhamento de piano com uma duração máxima de 5 minutos.

Final:
Uma das seguintes Sonatas, Concertinos ou Concertos:
. Vivaldi, 6 Sonatas (1º e 2º and.)
. Marcello 6 Sonatas (1º e 2º and.)
. A. Capuzzi Concerto em RE M (1º and.)
. Mahle Concertino, para Contrabaixo sobre “Atirei Um Pau No Gato” (1971)
Outro concerto de dificuldade igual ou superior *

* Concertos de qualquer período musical com acompanhamento de orquestra de cordas ou orquestra de cordas mais sopros (dois oboés e duas trompas). Não deverá ser escolhido repertorio que pressuponha o aluguer das partituras de orquestra, ou cuja obtenção das partituras seja difícil aceso. Neste caso, fica à responsabilidade do concorrente o fornecimento das músicas para a orquestra.

NOTA:
1)
O concerto deve ser interpretado de cor.
2) Os concorrentes deveram entregar no dia do concurso uma fotocópia do repertório a Interpretar.

Categoria Juvenil dos 15 aos 18 anos

Eliminatória:
a) Uma das seguintes obras:
. S. Bach Um andamento das Suites para Cb solo (original para Vc)
. Fryba Um andamento da Suite para Cb solo
. Storch Um estudo (57 estudos)
. Simandl Um estudo (9 grandes)
. Kreutzer Um estudo (18 estudos)
Outra obra a solo, de dificuldade igual ou superior

b) Peça obrigatória: Fantasia para Contrabaixo de João Rodrigues Cordeiro
Partitura disponível na editora AVAwww.editions-ava.com
c) Uma peça ou andamento de sonata à livre escolha com ou sem acompanhamento de piano com uma duração máxima de 10 minutos

Final:
Primeiro andamento de um dos seguintes Concertos:
. Dragonetti / E. Nanny Concerto, em LA M
. Dittersdorf Concerto em MI M
. J.B. Vanhall Concerto em RE M
. Koussevitzky Concerto em FA# m
. Lars-Erik Larsson Concertino Op. 45
Outro concerto de dificuldade igual ou superior *

* Concertos de qualquer período musical com acompanhamento de orquestra de cordas ou orquestra de cordas mais sopros (dois oboés e duas trompas). Não deverá ser escolhido repertorio que pressuponha o aluguer das partituras de orquestra, ou cuja obtenção das partituras seja difícil aceso. Neste caso, fica à responsabilidade do concorrente o fornecimento das músicas para a orquestra.

NOTA:
1)
Os andamentos de Bach, Fryba e o concerto devem ser interpretados de cor.
2) Os concorrentes deveram entregar no dia do concurso uma fotocópia do repertório a interpretar.

REGULAMENTO Nível Superior

Destinatários
Jovens instrumentistas de cordas de nacionalidade portuguesa ou que residam e estudem em Portugal há mais de 3 (três) anos.

Categorias e fases
Violino | Viola de Arco | Violoncelo | Contrabaixo
Nível Superior: dos 19 (dezanove) até os 26 (vinte e seis) anos.

Fases
O Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa tem 2 (duas) fases:

1. Eliminatória
2. Final

Período Temporal do Concurso
A Eliminatória e Final do VII Concurso Nacional de Cordas “Vasco Barbosa” decorrerá nos dias 22 e 23 de Abril de 2023 na Escola Superior de Música de Lisboa.

Inscrição
1. Prazo limite de inscrição: 22 de Março de 2023
Efetua-se através do preenchimento de uma ficha de inscrição que se encontra acessível nesta página, no separador FICHA DE INSCRIÇÃO

A inscrição será considerada válida, após boa receção pela organização, dentro do prazo estabelecido e após o pagamento da taxa de inscrição, cujo comprovativo devidamente identificado sob pena de não aceitação deverá ser enviado para o e-mail: concursovascobarbosa@gmail.com

2. Taxa de inscrição: 65€ (sessenta e cinco euros), mediante transferência bancária para o IBAN – PT50 0035 0549 00069781 330 91

Realização das Provas
1. Nenhum dos candidatos deverá ultrapassar a idade limite do concurso até a data da realização da final, 23 de Abril de 2023.
2. O programa a apresentar não poderá sofrer alterações depois do dia 22 de Março de 2023.
3. A organização poderá realizar, e apenas ela, registos audiovisuais e fotografias durante as provas, com a finalidade da promoção e divulgação do concurso.
4. Os membros do júri guardam-se o direito de não atribuir todos os prémios.
5. Os membros do Júri poderão atribuir menções honrosas e prémios ex-áqueo, se assim o entenderem.
6. A decisão dos membros do júri é definitiva e inapelável.
7. Os membros do júri podem interromper qualquer prova, se assim o entenderem.
8. Todas as provas do concurso são públicas.
9. Em caso de desistência, não será reembolsada a taxa de inscrição.
10. Todas as despesas de deslocação, alimentação, ou outras durante e após o Concurso são da inteira responsabilidade dos candidatos.
11. A organização poderá fornecer contactos de pianistas acompanhadores, desde que solicitados pelos candidatos.
12. O horário das provas poderá sofrer ajustes em função do número efetivo de participantes.
13. Não serão admitidos concorrentes que já tenham obtido o primeiro prémio em edições anteriores na mesma categoria.

Membros do Júri
Professores de relevante trajetória musical.

Prémios:

Primeiro Prémio
-Participação no Concerto de Laureados como solista, acompanhado pela Orquestra Sinfónica Portuguesa no dia 8 de Setembro 2023 no Teatro Nacional de São Carlos.
-Concerto a solo acompanhado por uma das seguintes orquestras: Orquestra do Norte / Orquestra Filarmonia das Beiras.
-Diploma

Segundo Prémio
-Participação no Recital de Laureados no Festival Estoril-Lisboa
Centro Cultural de Cascais 25 de Julho.
– Diploma

Terceiro Prémio
-Voucher de 62,50 € para compras de material na editora AVA Musical Editions
-Diploma

Premio Especial para Violino
500 Euros
ao melhor intérprete de Bach, doado pela Professora Lígia Soares.

NOTA:
Os prémios serão atribuídos no final das provas, dia 23 de Abril de 2023.

Programas

Programa de Violino

Eliminatória
a) Dois andamentos contrastantes de uma Partita ou Sonata para Violino Solo de J.S.Bach.
b) Um primeiro andamento de uma Sonata para violino e Piano com uma duração máxima de 10 minutos aproximadamente.
c) Primeiro andamento com cadenza de um dos concertos para violino de W.A.Mozart.

Final
a) Uma peça de virtuosismo para violino e piano, com uma duração de 10 minutos, aproximadamente.
b) Primeiro andamento com cadenza de um dos seguintes concertos para violino e orquestra:
. Felix Mendelssohn: Concerto em Mi menor, Op. 64
. Johannes Brahms: Concerto em Ré maior, Op. 77
. Peter I. Tchaikovsky: Concerto em Ré maior, Op. 35
. Ludwig van Beethoven: Concerto em Ré maior, Op. 61
. Jean Sibelius: Concerto em Ré menor, Op.47
. Anton Dvorak: Concerto em Lá menor, Op.53
. Eduard Laló: Sinfonia Espanhola, Op. 21
. Aram Khachaturian: Concerto para violino
. Henri Vieuxtemps: Concerto nº 5 em Lá menor, Op. 37
. Henryk Wieniawski: Concerto nº 1 em Fá sustenido maior
. Luís de Freitas Branco: Concerto para Violino.
. Alban Berg: Concerto “À Memória de um Anjo”
. Serguei Prokofiev: Concerto nº2 em Sol menor, Op. 63
. Erich Korngold: Concerto em Ré maior Op. 35
. Benjamin Britten: Concerto para violino, Op. 15
. Niccolo Paganini: Concerto nº 1 em Mi bemol maior, Op. 6
. Niccolo Paganini: Concerto nº 2 em Si menor, Op. 7
. Niccolo Paganini: Concerto nº 4 em Ré menor
. Camile Saint-Saens: Concerto nº 3 em Si menor, Op.61
. Alexander Glazunov: Concerto em Lá menor Op. 82 (1º e 2ª andamentos)

NOTA:
1) Todo o repertório deverá ser interpretado de cor excetuando a Sonata.
2) O concorrente deverá entregar no dia do concurso duas fotocópias do repertório a interpretar.
3) A direção do Concurso decidirá o repertório a interpretar no concerto de Laureados.

Programa de Viola de Arco

Eliminatória:
a) Dois andamentos memorizados de uma das seguintes obras para Viola Solo:
. J.S.Bach – Suites (Transc. Violoncelo)
. J.S.Bach – Sonatas e Partitas (Transc. Violino)

b) Um primeiro andamento de uma sonata para viola e piano a escolher entre:
. Johannes Brahms – Sonata Op. 120 Nº 1 / Sonata Op. 120 Nº 2
. Paul Hindemith – Sonata Op. 11 Nº 4 (1º e 2º andamentos) / Sonata Op. 25 Nº4 / Sonata 1939.
. Dmitri Schostakovitch – Sonata Op. 147
. Henri Vieuxtemps – Sonata Op.36
. Franz Schubert – Sonata Arpeggione
. Robert Schumann Märchenbilder Op. 113 (1º e 2º andamentos)
. Rebecca Clarke – Sonata
. York Bowen – Sonata Op. 18
. António Victorino D´Almeida – Sonata Op. 94
. Fernando Lopes Graça – Quatro Peças em Suite (1º e 2º andamentos)

c) Primeiro andamento memorizado com cadenza de um concerto a escolher entre:
. Stamitz Concerto em Ré maior
. A.Hoffmeister Concerto em Ré maior

Final:
a) Uma obra (ou parte dela) para viola e piano à livre escolha do candidato com uma duração máxima de 10 minutos.
b) Primeiro andamento memorizado de um concerto a escolher entre:
.
William Walton – Concerto
. Bela Bartók – Concerto Op. póstumo
. Paul Hindemith – “Der Schwanendreher”
. Paul Hindemith – Kammermusik Nº 5 (primeiro andamento mais um andamento à escolha do candidato)

NOTA:
1) O concorrente deverá entregar no dia do concurso duas fotocópias do repertório a interpretar.
2) A direção do Concurso decidirá o repertório a interpretar no concerto de Laureados.

Programa de Violoncelo

Eliminatória:
a) Dois andamentos memorizados de uma Suite para Violoncelo Solo de J.S.Bach

b) Um primeiro andamento de uma sonata para violoncelo e piano a escolher entre:
. Ludwig Van Beethoven – Três últimas Sonatas
. Johannes Brahms – Sonatas Nº 1 Op. 38 ou Nº 2 Op. 99
. Dmtri Schostakovich – Sonata em Ré menor Op. 40
. Sergei Prokofiev – Sonata Op. 119
. Franz Schubert – Sonata Arpeggione

c) Primeiro andamento memorizado com cadenza de um concerto a escolher entre:
. J.Haydn Concertos para violoncelo e orquestra
. L.Boccherini Concertos para violoncelo e orquestra

Final:
a) Uma obra (ou parte dela) para violoncelo e piano à livre escolha do candidato da segunda metade do século XX ou século XXI, com uma duração máxima de 10 minutos.
b) Primeiro andamento memorizado de um concerto a escolher entre:
. Robert Schumann – Concerto em Lá menor, Op. 129
. Antón Dvoràk – Concerto em Si menor, Op. 104
. Dmitri Schostakovich – Concerto Nº 1 em Mib maior Op. 107
. Piotr Ilich Tchaykovsky – Variações sobre um tema Rococo, Op. 33
. Edwar Elgar – Concerto em Mi menor Op. 85 (1º e 2º andamentos)
. Sergei Prokofiev – Sinfonia Concertante
. Dmitri Kabalevsky – Concerto nº 2 Op. 77

NOTA:
1) O concorrente deverá entregar no dia do concurso duas fotocópias do repertório a interpretar.
2)
A direção do Concurso decidirá o repertório a interpretar no concerto de Laureados.

Programa de Contrabaixo

Eliminatória:
a) Dois andamentos memorizados a escolher entre:
. Hans Fryba – 1. Prélude e 2. Allemande
. J.S.Bach – Suites para Violoncelo Solo (transcrição livre), dois andamentos da mesma suite.

b) Primeiro andamento com cadenza de um concerto a escolher entre:
. J.B.Vanhal
. C.D.V.Dittersdorf

Final:
Um concerto completo a escolher entre:
. Karl Ditters von Dittersdorf – Concerto nº 2 em Mi Maior
. Johann Baptist Vanhal – Concerto em Ré Maior
. Sergei Koussevitzky – Concerto Op. 3 em Fá# Menor
. Giovanni Bottesini – Concerto N° 2 em Si Menor
. Nino Rota – Divertimento Concertante (só 1º e 2º andamento)

NOTA:
1) Todo o repertório deverá ser interpretado de cor.
2) O concorrente deverá entregar no dia do concurso duas fotocópias do repertório a interpretar.
3)
A direção do Concurso decidirá o repertório a interpretar no concerto de Laureados.

FICHA DE INSCRIÇÃO

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