IV Concurso Nacional de Cordas ‘Vasco Barbosa’

CAMERATA ATLÂNTICA | ANA BEATRIZ MANZANILLA

ACamerata Atlântica apresenta, em 2018, a IV Edição do Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa.

Esta edição dirige-se, pela segunda vez, a instrumentistas de cordas de nível superior dos 18 aos 25 anos, e contará, pela primeira vez, com a Categoria de Música de Câmara, dirigida a agrupamentos de cordas ou cordas e piano integradas por jovens dos 16 aos 25 anos.

O Concurso tem vindo a ganhar um lugar de destaque dentro do panorama musical nacional, pois oferece oportunidades únicas para qualquer jovem músico, tais como a apresentação a solo à frente da Camerata Atlântica nos níveis infantil e juvenil, e a Orquestra Sinfónica Portuguesa no nível superior. Com 3 edições realizadas, 19 jovens músicos oriundos dos quatro cantos de Portugal já tiveram esta valiosa oportunidade em salas tão importantes como o Centro Cultural de Belém e o histórico Teatro Nacional de São Carlos.

As instituições que nos têm acompanhado como parceiros falam do prestígio deste Concurso: CCB, OPART, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Fundação Calouste Gulbenkian, Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Música de Lisboa, Antena 2, Festival Estoril-Lisboa, Festival Prémio Jovens Músicos, Palácio Fronteira, Conservatório Nacional de Música, Palácio Nacional da Ajuda, AVA editions.

Também se juntaram a estes parceiros as Orquestras Clássica do Centro e a Orquestra Clássica do Sul, com quem os vencedores terão também o privilégio de tocar a solo num concerto inserido nas suas temporadas de 2018-19.

Com a nova categoria de Música de Câmara, o Concurso pretende abranger diversas formações e estimular a formação de novos agrupamentos de Música de Câmara.

O Concurso continua a trabalhar para dar continuidade ao legado musical deixado pelo grande músico e violinista Vasco Barbosa.

ANA BEATRIZ MANZANILLA
Diretora do Concurso
Diretora Artística
Camerata Atlântica

LAUREADOS DA IV EDIÇÃO DO CONCURSO NACIONAL DE CORDAS VASCO BARBOSA 2018 NÍVEL SUPERIOR

Violino

1ºPrémio – Ex-Aequo Josefina Fernandes- Manuel de Almeida-Ferrer
2º Prémio João Castro
3ºPrémio – Filipe Abreu
Menção Honrosa – Filipe Raposo
Prémio especial à melhor interpretação de Bach doado pela professora Lígia Soares:
Ex-Aequo: João Castro / Josefina Fernandes.

Viola de Arco

1º Prémio – Miguel Sobrinho
2º Prémio – José Miguel Freitas
3º Prémio – Maria Inês Monteiro

Violoncelo

1º Prémio – Maria Nabeiro
2º Prémio – Hugo Estaca
3º Prémio – Não atribuído
Menção Honrosa – Leonor Mateus

Música de Câmara

1ºPrémio – Não atribuído
2º Prémio – Quarteto de Cordas QuarTét
Teresa Jesus Pinheiro, Marcelo Caldeira, Francisco Caldeira, Carlos Soares
3º Prémio – Não atribuído

veja também

III Concurso Nacional de Cordas ‘Vasco Barbosa’

Nesta sua terceira edição 2017 o Concurso volta a focar-se nas categorias infantil e juvenil, com uma grande novidade no país como é a categoria Infantil de Contrabaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *