Imprensa - CamerataNotícias

Camerata Atlântica – Fuga para a América Latina

in Da Capo, 06 Março 2017artigo online

A convite da Antena 2 e do seu diretor, João Almeida, a Camerata Atlântica é convidada a gravar um concerto ao vivo em Abril de 2016 para posterior transmissão na série da União Europeia de Rádios intitulada “A influência da América Latina”.

O concerto foi, assim, transmitido as rádios da Alemanha, Bulgária, Croácia, Espanha, Grécia, Hungria, República Checa e Roménia.

Em 2017, a gravação do concerto foi editada em CD com o apoio da Embaixada da República Argentina em Portugal.

O repertório é dedicado à música da América Latina, nomeadamente da Venezuela, Argentina e Brasil. Também tem uma participação portuguesa, com o compositor Eurico Carrapatoso e os seus Chorinhos I e II.

O CD encontra se disponível nas lojas Fnac e nas plataformas habituais online, assim como por encomenda no site da Camerata: www.camerataatlantica.pt

A Camerata Atlântica realizou recentemente um concerto dentro da programação de Lisboa Capital Ibero-americana da Cultura 2017, em março irá realizar dois concertos na Espanha e vão estar novamente nos Dias da Música com a interpretação do El Amor Brujo de M. de Falla na sua versão original de 1915.

A Camerata Atlântica é um projecto musical idealizado pela violinista venezuelana Ana Beatriz Manzanilla, sua diretora artística.

Constituída por excelentes músicos profissionais, que se dedicam a interpretar com a maior fidelidade e dedicação os diversos estilos e épocas musicais através das sessões de trabalho individual e ensaios colectivos a Camerata têm a flexibilidade de poder ser alargada em número de instrumentistas dependendo do repertório que seja planificado interpretar.

Depois do seu concerto inaugural em Novembro de 2013, a Camerata Atlântica gravo um DVD promocional com obras de compositores de América Latina. Apresentou-se com grande sucesso nos Dias da Música desde 2014 no Centro Cultural de Belém, no Festival Internacional de Música de Leiria, no Festival de Música de Ourique, na Festival Experience da Universidade de Lisboa e no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian no marco dos Prémios Jovens Músicos 2014. Convidou como solista para actuar em Lisboa o afamado contrabaixista Edicson Ruiz, e organizou masterclass para jovens contrabaixistas. Na temporada de Música Gulbenkian 2015-16 apresentou-se no Grande Auditório, junto ao trompetista Pacho Flores.

A Camerata Atlântica é criadora do Concurso Nacional de Cordas “Vasco Barbosa”, o qual teve a sua primeira edição em 2015.

Mostrar Mais
Back to top button