Concerto com o Contrabaixista Edicson Ruíz no CCB

A violinista Ana Beatriz Manzanilla e o contrabaixista Edicson Ruíz, dois músicos venezuelanos formados por El Sistema criado por José Antonio Abreu, foram os protagonistas de um programa com um dos Quartetos de F.A. Hoffmeister (compositor admirado por Mozart e Beethoven) e um concerto de C.D.V. Dittersdorf ( amigo de Gluck, Haydn e Mozart)…. quem escutou Ruíz como solista do concerto n 2 em Mi bemol maior de Dittersdorf não ficou com a imagem do medonho instrumento a que aludiu o autor de “O Perfume”.

Tocando com eloquência e clareza, ele não foi apenas “mais um” no contrabaixo. Muito expressivo e virtuosístico, o som saindo como um míssil parecia queimar-lhe as tripas. Rodeados pelos instrumentistas da Camerata Atlântica (o agrupamento fundado em 2013 por Manzanilla), os dois compatriotas de Dudamel seduziram o auditório com a música de Dittersdorf, atingindo- se um judicioso equilíbrio entre solista e orquestra. A peça inaugural foi um delicado quarteto de Hoffmeister e preencheu a segunda parte do programa uma obra tocada com exuberância, a “serenata para cordas em Mi maior opus 22” de Dvorák.

Ana Rocha in Revista do Expresso, 13 Junho 2015

veja também

Revista RITMO – crítica do CD Fuga para a América Latina

La presente grabación, realizada en vivo y en directo, recoge el concierto que la orquesta de cámara portuguesa Camerata …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *