João Castro

João Castro

João Castro estudou na Escola Profissional de Música de Espinho com o professor Nuno Soares e licenciou-se pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, na classe da professora Zófia Wóycicka. Estudou depois com o professor Thomas Christian, na Hochschule für Musik Detmold (Alemanha), onde concluiu o mestrado em performance.

Colabora regularmente com a Orquestra Gulbenkian, Detmolder Kammerorchester (como assistente de concertino e chefe de naipe dos segundos violinos), Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra de Câmara Portuguesa e Orquestra Clássica de Espinho.

Integrou a Orquestra Aproarte e Orquestra XXI, colaborando ainda com o Anglo-Portuguese Ensemble (Londres), Jove Orquestra Simfònica de Castelló (Espanha) e Orquestra do Norte. Foi chefe de naipe e concertino nas edições do Estágio Gulbenkian para Orquestra de 2014, 2015 e 2016, sob a direcção da maestrina Joana Carneiro e como concertino da orquestra da Hochschule für Musik Detmold, interpretou os solos da “Scheherazade” de Rimsky-Korsakov, sob a direcção de Florian Ludwig.

Tem trabalhado com maestros como Susanna Mälkki, Alain Altinoglu, Pedro Neves, Jean Sebastien Bereau, Jean-Marc Burfin, Paul McCreesh, Michal Nesterowicz, Hannu Lintu, Giancarlo Guerrero, Lorenzo Viotti, Lawrence Foster e Jukka-Pekka Saraste.

Como membro da Orquestra Nova Ópera de Lisboa, colaborou com o músico brasileiro Gilberto Gil, tocando no Barbican Center (Londres), Finlandia Hall (Halsínquia) e Messe Event Halle (Basileia).

Apresenta-se em recitais com piano e de música de câmara, tais como “Festival de Cordas da ESML”, “Harmos Festival 2014”, “Festival Cantabile 2015”, “Mosaiken 2015” (Detmold) e “Detmold-Cracóvia Intercâmbio de Música de Câmara “2016”.

Em música de câmara tem tido oportunidade de trabalhar com Diemut Poppen, Xenia Jankovic, Alexander Gebert, Thomas Christian, António Saiote, Ryszard Wóycicki, Peter Orth e Quarteto Auryn. Obteve o 1º Prémio no “Concurso Auryn” nas edições de 2015 e 2016 (Música de Câmara – na Alemanha), 3º prémio no Prémio Jovens Músicos da Antena 2 (2009 – Música de Câmara, nível médio) e 2º prémio no Prémio Jovens Músicos da Antena 2 (2017 – Música de Câmara, nível superior).

Frequentou cursos de violino com Bartek Niziol, Alexander Trostiansky, Yuri Nasushkin, Sergey Kravchenko, José Paulo Jesus, Zófia Wóycicka, Tatiana Samouil, Nuno Soares, Ulla Maija Hallantie, Gerardo Ribeiro, Magdalena Rezler, Gabriel Croitoru, Thomas Christian e Felix Andrievsky.

Actualmente frequenta o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa sob a orientação da professora Ana Manzanilla e é professor de violino no Conservatório de Música D. Dinis.

É membro da Camerata Atlântica desde 2017.

veja também

Ana Beatriz Manzanilla

Ana Beatriz Manzanilla

A violinista venezuelana Ana Beatriz Manzanilla tem realizado uma variada actividade musical, actuando em recitais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *