Biografias

João Andrade

violino

João Andrade nasceu em Ponta Delgada, São Miguel, Açores. Estudou com Shelley Ross, na Academia de Música da Ribeira Grande e no Conservatório Regional de Ponta Delgada, concluindo o 8º grau no Conservatório Regional de Ponta Delgada e o 12º ano na Escola Secundária Antero de Quental em regime articulado no curso de instrumento, e em Lisboa com Aníbal Lima, pedagogo incontornável do panorama violinístico português, diplomando-se pela Academia Nacional Superior de Orquestra.

João Andrade tem vindo a beneficiar do contacto com importantes personalidades nacionais e internacionais como Zakhar Bron (Escola Superior Rainha Sofia, Madrid), Serguei Kravchenko, Alexander Trostiniansky (Conservatório Tchaikovsky de Moscovo), Boris Garlitsky (Conservatório Superior de Música e Dança de Paris, Hochschule für Musik und Theater, Hamburgo), Danusha Waskiewickz (Orquestra Filarmónica de Berlim), entre outras, tendo frequentado a Meadowmount School of Music, Nova Iorque, Estados Unidos da América, na classe de violino de Gerardo Ribeiro e de música de câmara de Steven Rochen, Mellisa Kraut, Kathryn Votapek, Patricia McCarty. A convite de Lucia Hall, assistente de Dora Schwarzberg em Viena de Áustria, actuou no «Casalmaggiore International Summer Festival», Cremona, Itália, trabalhando com personalidades como Lucia Hall, Nai Yuan Hu e Mikhael Voskresensky.

Apresentou-se em recitais a solo e música de câmara na Sala Margarida Magalhães de Sousa do Conservatório Regional de Ponta Delgada, Teatro Ribeiragrandense, Salão nobre do Teatro Micaelense, Palácio Foz e Jardim de Inverno no Teatro S. Luiz em Lisboa com pianistas como António Teves, Ana Paula Andrade, Svetlana Michaeva Pascoal, Alexei Eremine, sendo nomeado para a categoria «Revelação» pelo jornal «Correio dos Açores» nos «Mais dez de 2009» pelos seus recitais com o pianista russo Alexei Eremine no Teatro Micaelense. Já se apresentou em Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Estados Unidos da América e Brasil.

Em 2011 foi semi-finalista no concurso internacional «Jovens Violinistas 2011» em Lisboa e no concurso da RTP/RDP «Prémio Jovens Músicos 2011 – Violino, Nível Superior».

Apresentou-se como solista à frente da Orquestra de Câmara de Ponta Delgada e Horta Camerata, nos Açores, em obras para violino e orquestra de A. Vivaldi, W. A. Mozart e L. van Beethoven.

Foi escolhido em 2009 para concertino assistente da Orquestra Sinfónica Académica Metropolitana, 2º Estágio Nacional de Orquestra, sob a direcção de Michael Zilm, e em 2013 para o Estágio Gulbenkian para Orquestra, sob a direcção de Joana Carneiro, organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Tem vindo a colaborar com a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Câmara Portuguesa, entre outras.

Desde Setembro de 2014, é professor de violino da sua classe da Escola de Música do Colégio Moderno, em Lisboa.

Mostrar Mais
Back to top button