Concurso Vasco Barbosa

I Concurso Nacional de Cordas ‘Vasco Barbosa’

CAMERATA ATLÂNTICA | ANA BEATRIZ MANZANILLA

Nos últimos anos, Portugal tem sido agraciado com a postura enérgica da violinista venezuelana Ana Beatriz Manzanilla, que tanto tem feito para potencializar o estímulo dos nossos jovens estudantes de cordas.
Muito recentemente, a sua ação tornou-se ainda mais rica com a formação da Camerata Atlântica, pequena orquestra já amplamente reconhecida como uma das melhores do panorama nacional.

Precisamente por não duvidar da seriedade e empenho dos projetos assinados por Ana Beatriz Manzanilla, a APARM aceitou associar-se institucionalmente à criação do Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa.

Com este concurso, a Camerata Atlântica pretende, simultaneamente, prestar um tributo e dar a conhecer às gerações mais novas o grande vulto que é Vasco Barbosa.

Tendo-se apresentado em público pela primeira vez aos 7 anos, o violinista não mais deixou de surpreender o público, sendo um reconhecido solista de nível mundial.

Esse mesmo mérito granjeou-lhe vários prémios e condecorações ao longo da sua vasta carreira, como o Prémio Guilhermina Suggia, o Oscar de Imprensa de 1962, o Prémio Moreira de Sá, o Prémio da Secretaria de Estado da Cultura de 1972, o Prémio Almada, em 2002, assim como a condecoração da Ordem Militar de Santiago da Espada.

No âmbito do presente concurso será, igualmente, acarinhado o repertório português para instrumentos de cordas, no sentido, da valorização, não apenas dos jovens que se formam no nosso país, mas, também da literatura musical de compositores lusos.

Enquanto Presidente da APARM, apenas me resta desejar que o Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa venha a beneficiar de muitas edições.

Jenny Jerónimo Silvestre
(Presidente da APARM)

I CONCURSO NACIONAL DE CORDAS VASCO BARBOSA
CAMERATA ATLÂNTICA | ANA BEATRIZ MANZANILLA
Produção APARM Academia Portuguesa de Artes Musicais

Parceiros: ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA DE LISBOA / ANTENA 2 / CENTRO CULTURAL DE BELÉM / OPART – TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS / INTERMÚSICA / EDIÇÕES MUSICAIS AVA

LAUREADOS DO I CONCURSO NACIONAL DE CORDAS “VASCO BARBOSA”

Violino Categoria Infantil
Primeiro prémio – FRANCISCO ESTEVES – Escola de Música do Conservatório Nacional
Segundo prémio – INÊS ALVES SOARES – Escola Profissional de Música de Espinho
Terceiro prémio – JOSÉ MANUEL BARBOSA – Academia de Música de Sta. Maria da Feira
Menção honrosa – VASCO SEQUEIRA – Escola de Música do Conservatório Nacional

Violino Categoria Juvenil
Primeiro prémio – MARIA FRANCISCA DE PORTUGAL FERREIRA – Escola Profissional e Artística do Vale do Ave ARTAVE
Segundo prémio – JOSÉ NUNO MATIAS – Academia de Música de Lagos
Terceiro prémio – CATARINA ISABEL FERREIRA – Orfeão de Leiria, Conservatório de Artes

Viola Categoria Infantil
Primeiro prémio – não atribuído
Segundo prémio – não atribuído
Terceiro prémio – TERESA CALEIRO – Academia de Música de Santa Cecília
Menção honrosa – SÍLVIA DA ROCHA – Escola Profissional de Música de Viana do Castelo

Viola Categoria Juvenil
Primeiro prémio – MIGUEL SOBRAL SOBRINHO – Escola de Música da Metropolitana
Segundo prémio ex aequo – BEATRIZ AMADO ACOSTA – Escola de Música Nossa Senhora do Cabo e PEDRO MANUEL MARQUES – Conservatório de Música do Porto
Terceiro prémio – MARIANA MOREIRA – Academia de Música de Santa Cecília

Violoncelo Categoria Infantil
Primeiro prémio ex aequo – ANTÓNIO CORTEZ MARQUES – Instituto Gregoriano de Lisboa e MATTE LAFITON – Academia de Música de Lisboa
Segundo prémio – não atribuído
Terceiro prémio ex aequo – ANNA MOURADIAN – Escola de Música Nossa Senhora do Cabo e
TOMÁS JUHOS – Academia de Música de Santa Cecília

Violoncelo Categoria Juvenil
Primeiro prémio – INÊS PAIVA – Escola Profissional e artística do Vale do Ave ARTAVE
Segundo prémio – JOSÉ TIAGO DE AZEVEDO E SILVA – Academia de Música de Lisboa
Terceiro prémio – não atribuído
Menção honrosa – ANNA JUHÁSZ – Conservatório-Escola Profissional das Artes da Madeira

Contrabaixo Categoria Única
Primeiro prémio ex aequo – DOMINGOS RIBEIRO – Escola Superior de Música de Lisboa e JOSÉ TRIGO – Escola Profissional e Artística do Vale do Ave ARTAVE
Segundo prémio – NUNO OSÓRIO – Escola Profissional e Artística do Vale do Ave ARTAVE

CONCURSO CELEBRA A ARTE DO VIOLINISTA VASCO BARBOSA

Chama-se Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa e é, como o nome indica, uma competição para jovens instrumentistas de cordas (violino, violeta, violoncelo e contrabaixo) portugueses ou residentes em Portugal há pelo menos três anos, que tem este ano a primeira edição. O título do concurso pretende homenagear o grande violinista português Vasco Barbosa, um dos grandes intérpretes portugueses do século XX, no ano em que completa 85 anos. Vasco Barbosa presidirá aliás ao júri dos violinos.

A organização cabe à Camerata Atlântica e à sua fundadora e diretora artística, a violinista (toca na Orquestra Gulbenkian) de origem venezuelana Ana Beatriz Manzanilla. Para violinistas, violetistas e violoncelistas, há duas categorias: a infantil, dos 11 aos 14 anos; e a juvenil, dos 15 aos 18 anos. Já para os contrabaixistas, há uma única categoria, que contempla intérpretes entre os 16 e os 22 anos.

A inscrição tem um custo de 50 euros e pode ser feita até esta quinta-feira, dia 9 através do site acapam.org.

As eliminatórias realizam-se no dia 9 de maio, na Escola Superior de Música de Lisboa e as finais no dia seguinte, no Teatro Nacional de São Carlos. O Concerto dos laureados será no dia 7 de junho, no CCB, sendo os vencedores em cada categoria/instrumento acompanhados pela Camerata Atlântica, sob a direção de Ana Beatriz Manzanilla. Saliente-se que nas eliminatórias, a peça obrigatória é sempre de um autor português, pretendendo-se assim homenagear e perpetuar (nas novas gerações de intérpretes) a dedicação à música e aos compositores portugueses, tal como Vasco Barbosa demonstrou ao longo de toda a sua carreira, inclusivé com numerosas peças que tocou em estreia e/ou de que foi dedicatário.

O Concurso não tem prémios pecuniários para os vencedores, antes (além dos diplomas): participação no Concerto dos Laureados e gravação de concerto para a Antena 2 (1.º Prémio), CD’s e material didático (2.º Prémio), material didático (3.º Prémio).

Bernardo Mariano in Diário de Notícias, 7 Abril 2015

Mostrar Mais
Back to top button